terça-feira, 30 de junho de 2009

Aprender está relacionado à vida, às emoções e à individualidade de cada um. Todos se desenvolvem e aprendem, desde que lhes sejam oportunizadas situações e intervenções pedagógicas qualificadas. Por isso, o coletivo de professores está organizado para assegurar o princípio de que todos aprendem (MOLL: 2004).

13 comentários:

  1. Interdisciplinaridade

    Trata-se de um dicionário online onde temos várias opções de navegações, isso só é possível através da rede de internet tais como as pesquisas avançadas e atualizadas por várias pessoas envolvidas nesse processo de desenvolvimento tecnológico. conheci este meio através de pesquisas solicitadas por docentes na faculdade de ciências biológicas.
    É um dicionário on-line onde podemos navegar pois está em permanente crescimento .
    É diferente além de pesquisar nela , aprimoramos, corrigimos e ampliamos com vários verbetes .
    Esta em processo de desenvolvimento tecnológicos o hipertexto seleciona as informações e encontra o rumo para usar a tecnologia e mostra as metodologias que vem nesse sentido melhorar o funcionamento do ensino aprendizagem dos nossos alunos. essa facilidade tecnológica ajuda na propagação do intertexto e mostra aos estudantes o rendimento profissional . A tecnologia tem que vir como facilitadora da educação.
    Entendi com clareza como devo usá-lo, por exemplo o que representa o autor: é o escritor. e o usuário é o leitor desta forma navegamos na internet, pois através do links. o hipertexto me dará apoio, facilitará o processo de aprendizagem, compreendi onde estarei participando ativamente na construção de conhecimento, na sala de aula, no planejamento enfim no fazer pedagógico.
    Ao trabalhar com hipertexto me permitirá ir além até mesmo do quê estou pesquisando, estarei descobrindo novos caminhos e inter disciplinando e lógico, facilitando o acesso a várias informações. Através do hipertexto estaremos criando novas metodologias de ensino, é o fazer e aprender; é o conhecimento compartilhado, organizando e aprendendo cada vez mais.
    Alcina Honorato
    Cristiane Gonzalez
    Janeth de Souza
    Katiuce Fioreze
    Cuiabá, 30 de Junho de 2009

    ResponderExcluir
  2. O que é hipertexto?

    É um conjunto de palavras, imagens, sons, gráficos, tabelas, números, enfim; de sinais visíveis ou sonoros que estão disponíveis ao acesso a qualquer momento em que se entra na página onde eles se encontram. Com ele nós podemos trabalhar ao mesmo tempo em vários “campos de pesquisa”, dinamizando a nossa compreensão acerca de um assunto.

    O trabalho com hipertexto pode impulsionar o alunos a pesquisa e a produção textual; na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes.

    Palavras – chave: hipertexto, pesquisa, produção textual.

    Keisa Moraes.
    Rodrigo Lopes Figueiredo.

    ResponderExcluir
  3. Hipertexto:
    Hipertexto é um texto que agrega várias informações através de link, quando estava pesquisando sobre o tema encontrei a historia do hipertexto e o que me chamou a atenção o seguinte parágrafo sobre Hipertexto.
    “A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.”
    Este parágrafo me chamou a atenção pois, a primeira vez que entrei no site de busca e vi um hipertexto na hora lembrei das anotações feitas em livros para compreender o que o autor queria dizer, não somos da época tão antiga, porém quem ainda não fez ou procurou em um dicionário palavras que não compreende.
    O hipertexto não fornece somente as traduções, na realidade oferece informações importante para o leitor, as palavras grigfadas sempre tem informações a oferecer.
    Sônia Maria Pinheiro Ferro Yoshida.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Planejamento Interdisciplinar

    Série: Nono ano “3º fase do 3º ciclo”
    Duração: 08 aulas
    Conteúdo: Industrialização e modernização

    Objetivo geral:
    Demonstrar aos educandos, quais foram os motivos que levaram a ocorrer a primeira guerra mundial no desenvolvimento do processo de industrialização.

    Objetivos específicos:
    Analisar as principais características e conquistas técnicas das invenções das industrias, locomotivas, automobilisticas, barcos a vapor etc;
    Refletir sobre o processo industrial com a utilização das siderurgicas, química, metalurgia, ciências, industrias e tecnologia, trabalho e as estatística de miséria;
    Conhecer os principais inventores e pesquisadores que contribuiram para o processo de desenvolvimento tecnológico e industrial.

    Metodologia:
    Pesquisar na internet sobre os inventores e o que inventaram e de onde são (História);
    Elaborar um pôster em grupo de cinco alunos ilustrando as tecnologias que foram inventadas no século XVIII com as dos dias atuais, e as interferências climáticas (ciências);
    Montar no programa excel, utilizando o computador dados estatisticos sobre os avanços das industrias químicas e siderurgicas que contribuíram para inovações decisivas, ex: corantes, fertilizantes, dinamite, industria de construção. (matemática)
    Associar os resultados estatisticos e traduzi-los em lingua inglesa associando-os, os principais paises com o idioma falado. (inglês)

    Avaliação:
    Correção das pesquisas, interação e participação do educando;
    Apresentação em forma de seminário;
    Apresentar em slides os resultados obtidos nas estatisticas;
    Desenpenho interpessoal do aluno nas traduções textuais.





    Discentes:
    Alcina Honorato (matemática)
    Cristiane Gonzalez (história)
    Janeth de Souza (inglês)
    Katiuce Fioreze (ciências)
    Escola Estadual Professor Heliodoro Capistrano da Silva

    ResponderExcluir
  6. PLANEJAMENTO de ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

    IDENTIFICAÇÃO

    Disciplinas envolvidas: Química e Filosofia
    Carga horária: 4 hs
    Professores responsáveis: Lady S. Cunha e Janaína Batista (Química) Rodrigo Figueiredo (Filosofia)
    Turno: Matutino Turmas: 3º anos do Ensino Médio

    OBJETIVO

    Compreender a interligação entre os problemas ambientais que afetam a população local, a fim de pensar em estratégias de solução presentes no cotidiano dos estudantes


    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    Tema Interdisciplinar: O Meio ambiente e a Responsabilidade Ambiental

    A Reciclagem de diversos materiais
    A arborização e o clima na cidade de Cuiabá
    A poluição e as Queimadas em Mato Grosso
    O aquecimento global e a sua ligação com o efeito estufa


    METODOLOGIA

    Aula de campo ao Parque Mãe Bonifácia
    - Mesa redonda
    Túnel do saber



    RECURSOS
    Onibus fretado

    ResponderExcluir
  7. Atividade com tecnologia.
    As aulas de articulação tem sido trabalhadas de forma diferenciada.
    Primeiro utilizamos uma história infantil. Neste caso foi um clip com a ratinha vaidosa do YouTube.
    Após assistirem o clip cada criança, cria palavras no caderno.
    Depois em duplas escrevem no chão com EVA, um auxilia o outro.
    Quando terminam, a professora escreve no computador e imediatamente é projetado pelo data show a forma correta de escrever cada palavra.
    Após a correção das palavras, iniciamos as frases, e acontece da mesma forma.
    Temos várias atividades e cada aula desenvolvemos de forma diferente.
    Temos fotos das atividades, porém não consegui postar aqui.

    ResponderExcluir
  8. Escola Estadual “Profº: Heliodoro Capistrano da Silva”.
    Município: Cuiabá-MT

    Plano de Aula
    Abrangências Interdiciplinares: Ciências Biólogicas: Profª Katiuce Fioreze
    História: Profª Cristiane Gonzalez
    Língua Portuguesa: Profª KeisaMoraes
    Matemática: Profª Alcina Honorato
    Língua Inglesa:Profª:Janeth Costa
    Conteúdo: África-Brasil
    Objetivo Geral:
    Desenvolver atividades culturais e lúdicas que promovam o resgate da identidade africana e a valorização da auto-estima do negro brasileiro.
    Objetivo Específicos: *Oportunizar acesso a história da África, dispondo de uma informação cultural,através de visitas blogs e fotoblogs,navegar pela Wikipédia.
    Navegar no mundo da África, organizar diversas atividades culturais que demonstrem manifestações Afrodescendentes.
    Promover e organizar grupo de sistematização para falar dos continentes africanos.
    Organizar o dia das apresentações, com diferentes grupos, de danças afro-descendentes,capoeira,axé,samba etc...
    Preparar os murais com “Mais de mil línguas”
    Discutir a falta de investimento e infra-estrutura e pela distribuição desigual dos recursos hídricos.
    Oportunizar um amplo estudo de Matemática, destacar o sólido geométrico chamado de pirâmide de base quadrada e as bases triangular,trabalhar os conceitos de geometria.
    Metodologia a serem utlizadas:
    Atividades a serem desenvolovidas. Passo a Passo:
    Estudo do texto:País ou Continente? Pesquisar na internet o site (http://africaeafricanidades.wordpress.com.br) o hipertexto para formar um texto em formato digital,agregar no texto imagens ou sons,ícones gráficos, que forneça um conjunto de informação oferecendo acesso que complentam o texto principal que é apresentar a África
    1º Passo : Utilizar Câmara digital;reprodução de vídeo pesquisados, standes com fotos , DVD-produção vídeo (powerpoint para apresentação). Sempre enfocando a perceber a diversidade de países existente naquele continente.
    2º Passo: Montar os grupos que irão participar das danças,escolher a música através de pesquisas em grupos, verificar a que ficou melhor para o grupo de acordo com a realidade local, conclusão de passos, dias de ensaios, utilização de computador, som , DVD.
    3º Passo: Fazer uma pesquisas com os alunos utlizando a sala de informática, onde irão pesquisar os países que falam português, aproveitar os dialetos oficiais de cada país existente no continente africano e criar um gráfico de barras.
    4º Passo: Desenvolver vários grupos de pesquisas,utilizar a linguagem caipira, línguas africanas,a introdução das músicas Brasileiras.
    5º Passo: Apresentar a turma o mapa de escassez de água,os alunos irão pesquisar sobre o significado da legenda, em pequenos grupos irão discutir como deveria melhor essa distribuição igualitária de água, causas de má distribuição, levando esses recursos para o uso das tecnologias existentes hoje no século XXI.
    Reproduzir um vídeo sobre a Importância da Água.
    6º Passo: Executar a construção das pirâmides, utilizando a geometria,com caixa de papelão, barbante,pedaço de madeira, e embalagem de caixinhas de leite.

    ResponderExcluir
  9. Continuação do projeto

    Justificativa:
    É muito importante que os nossos alunos conheçam como o continente africano era dividido em reinos antes da chegada dos europeus. É uma proposta onde estudaremos juntos num processo de sistematização teórica a respeito de cada continente, como era sua estrutura social e política, por exemplo o reino Congo era dividido em aldeias familiares, distritos e provincias, todos os governadores eram conselheiros do rei.
    A proposta é levar os nossos alunos para a comunidade de investigação, discutir e esplorar cada continente e levá-los a enunciados de problemas, desafios e questões diversas: miséria, epidemias e guerras civis que existem hoje nos diversos países da Africa.
    Para que seja possivel a compreensão, por exemplo, de como esta história é significada no Brasil Colonial; é necessário conhecer as regiões africanas de onde vieram como aqui chegaram atraves do tráfico negreiro.

    Cronograma:
    Data: 08/10/2009 a 23/12/2009
    Ciências Biológicas: Todas as segundas-feiras periodo matutino
    História: Durante o período vespertino segunda-feira
    Lingua Portuguesa: Período Vespertino Quarta-feira
    Matemática: Peŕiodo vespertino Quarta-feira
    Lingua Inglesa: Período matutino quinta-feira

    Culminância:
    Esses por sua vez serão avaliados no último work shop do ano letivo de 2009.


    Avaliação:
    Será feita através da participação nas atividades de pesquisas na sala de informática, através dos sites visitados, observados pelo professor que estará orientando seus alunos durante as pesquisas e reproduções de vídeos,serão observadas a organização dos grupos e também na apresentação dos trabalhos em forma de projetos e criação deles mesmos como atores e produtores.

    ResponderExcluir
  10. PLANO DE AULA

    Escola Estadual Alice Fontes Pinheiro
    Período: matutino
    2ª Fase do 2º Ciclo 5º ano
    Professora: Sônia Maria Pinheiro Ferro Yoshida
    Conteúdo: Família
    Objetivo: Ouvir e reproduzir história, fazendo a interpretação do cotidiano.

    Desenvolvimento
    • Receber os alunos com a música oração da família. Explicar a importância da família e as situações que tem acontecido em nosso dia a dia. Assistir com a turma o filme sobre Moisés.
    • Pedir que cada criança escreva o que mais gostou do filme e faça a representação com desenhos.
    • Comparar a atitude de Moisés e seu irmão. Fazer questionamentos sobre a família de Moises e a família do faraó. Levantar questionamentos sobre a obediência aos pais e o respeito com os irmãos. Questionar sobre a fé.
    • Montar pequenos textos, sobre a história de sua família.
    • Selecionar a melhor história procurar fotos semelhantes aos fatos narrados, montar em PowerPoint e reproduzir para a turma.
    • Apresentar ao alunos uma história fictícia para os alunos em PowerPoint, para que eles compreendam como ficará a atividade final.

    Recursos
    • Cd com a música da família.
    • DVD com o filme de Moisés.
    • Data show.
    • Notebook
    Avaliação
    A avaliação será através da observação das atividades desenvolvidas em sala e a produção da história a ser reproduzida para a turma.

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo e Lady disseram:

    Projeto - Título: A Ciência no Tribunal

    Identificação:
    Escola Estadual Prof. Heliodoro Capistrano da Silva
    Disciplinas: Filosofia e Química
    Professores: Rodrigo Lopes Figueiredo e Lady
    Turmas: 3° anos A e B Período: Matutino

    Justificativa: O meio ambiente sofre os impactos da vida moderna urbana e industrial, neste contexto a ciência deu o suporte técnico e intelectual ao desenvolvimento da humanidade, possibilitando a ela controlar ou monitorar os processos naturais e os processos artificiais. As modernas descobertas da Química e da Física permitiram a inserção de corantes, conservantes, estabilizantes, enfim, de uma gama de produtos quimicamente elaborados para conservar alimentos, vestes, materiais, etc.; interferindo assim na vida orgânica do homem, dos animais e em todas as demais formas de vida. Neste sentido é bom avaliar até que ponto o desenvolvimento técno-científico foi importante para a qualidade de vida no/do planeta.

    Objetivos: - Identificar os pontos positivos de contribuição da atividade científica do homem atual
    - Identificar os prejuízos resultantes da ciência moderna e as conseqüências para o meio ambiente e a vida humana
    - Julgar os procedimentos científicos acumulados historicamente

    Metodologia: pesquisa na internet, apresentação em forma de seminário ilustrado com fotos, imagens, vídeos e textos afins.

    Calendário de Atividades

    12/10 1° Passo: - Explanação sobre os temas e fatos científicos da atualidade
    - Explanação sobre a tecnologia ligada Química e a Física
    14/10 2° Passo: - Explanação sobre a bioética e a atividade científica ligada aos avanços tecnológicos
    19/10 3° Passo: - Divisão dos trabalhos e das turmas em duas partes, sendo uma a acusadora e a outra a advogada da causa
    - Ambos os grupos escolhem cada qual quatro representantes diretos que agirão como porta vozes do grupo (“júri”) no debate: dois advogados da ciência e dois promotores que acusarão a ciência.
    - Os alunos já com os grupos divididos ficam responsáveis em pesquisar sobre os prós e contras da atividade científica, buscando “provas” que demonstram a veracidade do seu posicionamento no debate. Para tal usarão os mais diferentes recursos multimídia.
    21/10 4° Passo: - Apresentação dos argumentos de defesa e ataque num debate em forma de mesa redonda; o professor faz o papel de mediador e árbitro. As regras do debate são explicadas antes.
    26/10 5° Passo: - Avaliação: entrega de um trabalho escrito sobre a apresentação
    - Apresentação do grupo e participação no debate
    - A utilização dos recursos de multimídia e a adequação do conteúdo
    - Fechamento da discussão com os professores fazendo a mediação sobre a utilização da Ciência e os seus propósitos na atualidade

    ResponderExcluir
  12. Lady disse:
    Ativ 2.5

    Construção de Hipertexto
    Depois que a Disney anunciou a compra da Marvel Entertainment por US$ 4 bilhões, todo mundo quer saber como ficam os personagens da maior editora de quadrinhos do mundo. Relaxe. Por enquanto, Pocahontas não fará parte dos X-Men e o Homem-Aranha não visitará a Terra do Nunca, muito menos o País das Maravilhas. O Terra tirou as dúvidas do acordo mais mais polêmico dos últimos tempos na indústria do entretenimento.

    ResponderExcluir
  13. Prezada equipe,

    Bom dia.

    Gostaríamos de apresentar o site www.revistafapematciencia.org, um veículo
    de divulgação da produção científica de Mato Grosso. Este portal tem por
    objetivo dar destaque aos projetos e pesquisas desenvolvidos em Mato Grosso,
    especialmente os financiados pela Fapemat. Também pretendemos democratizar
    o acesso às informações científicas, tornando os avanços científicos de nosso
    estado acessíveis à imprensa e ao grande público.

    Nosso site conta ainda com um canal para o público jovem, o ItCiência, que
    estimula a cultura científica e traz reportagens sobre projetos
    desenvolvidos nas escolas, informações sobre profissões e curiosidades.

    Para a revista Fapemat Ciência, as peças-chave são os pesquisadores e professores. Gostaríamos de
    receber mais informações sobre seu blog e sua trajetória profissional.

    ----

    Prof. Dielcio Moreira Dr.Phil
    Coordenador
    Contato: revistafapematciencia@ufmt.com.br

    ResponderExcluir